183 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que se manifeste sobre o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para viajar aos Estados Unidos e participar da posse de Donald Trump. Bolsonaro está com o passaporte retido desde fevereiro de 2024 devido às investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Na semana passada, a defesa de Bolsonaro encaminhou a solicitação ao STF, mas Moraes apontou que faltavam documentos comprobatórios, como detalhes sobre o convite. Segundo ele, o e-mail apresentado pela defesa havia sido enviado de um “endereço não identificado” e carecia de informações essenciais, como horário e programação do evento.
Em nova tentativa, os advogados do ex-presidente argumentaram que o convite foi enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro por meio do domínio oficial "t47inaugural.com", usado pelo comitê de posse de Trump. A defesa incluiu uma tradução juramentada do e-mail, destacando que o domínio é mencionado no site oficial do evento em diversas ocasiões.
Bolsonaro classificou a posse de Trump como um “importante evento histórico” e afirmou, em publicação na rede social X (antigo Twitter), que se sente honrado pelo convite. O ex-presidente ressaltou que seu pedido atende às exigências legais e negou qualquer intenção de obstruir as investigações em curso, compromisso que também foi destacado por sua defesa.
O STF já negou pedidos anteriores de Bolsonaro para recuperar o passaporte, medida que foi tomada no âmbito das investigações de sua suposta participação em atos golpistas. A decisão de Moraes sobre o pedido atual dependerá, em parte, do parecer da PGR.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.