300 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O diretório do PDT no Mato Grosso acionou a Justiça Eleitoral contra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), e sua vice, Coronel Vânia Garcia (PL), por suspeitas de abuso de poder econômico e disseminação de notícias falsas durante a campanha municipal de 2024. A ação solicita a impugnação do registro de candidatura de ambos e a inelegibilidade por oito anos.
Segundo a ação, a campanha de Brunini teria cometido fraude ao contratar a empresa T2 Comunicação, que recebeu R$ 2,18 milhões – cerca de 20% das despesas totais da campanha – sem comprovação suficiente dos serviços prestados. O PDT ainda alega que parte dos serviços publicitários foi executada por outros fornecedores, levantando suspeitas de desvio de recursos.
Além disso, o partido acusa a chapa de Brunini de criar um "ecossistema de desinformação dolosa", utilizando redes sociais e fake news para influenciar o eleitorado. Durante a campanha, a candidatura respondeu a 81 representações por disseminação de desinformação.
Em dezembro de 2024, a Justiça Eleitoral rejeitou as contas de campanha de Brunini, apontando irregularidades e determinando a devolução de R$ 2,8 milhões. Na mesma época, o prefeito também foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF por injúria e homofobia contra a deputada Erika Hilton (Psol-SP) durante a CPMI dos Atos Golpistas, em 2023.
A juíza Suzana Guimarães Ribeiro concedeu cinco dias para que o prefeito apresente sua defesa e arrole testemunhas no processo.
Com informações do Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.