165 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou nesta terça-feira (14) a pressão da mídia tradicional para um aumento nos preços dos combustíveis. Gleisi apontou que essa movimentação tem como objetivo prejudicar o governo do presidente Lula e favorecer interesses privados, em detrimento dos consumidores brasileiros.
A crítica foi direcionada a um estudo divulgado pelo jornal O Globo, baseado em análise do banco Santander, que sugere que a Petrobras deveria aplicar um reajuste de 7% a 8% para alinhar os preços internos aos valores internacionais. Segundo Gleisi, isso beneficiaria acionistas privados da empresa e penalizaria os consumidores internos.
“Continua a pressão totalmente indevida, via mídia, para que a Petrobras aumente os preços dos combustíveis. É mais um movimento para sabotar a economia do país e tentar desgastar o governo do presidente Lula, que está cumprindo o compromisso de abrasileirar os preços”, afirmou a deputada.
Ela destacou que a Petrobras abandonou a política de paridade internacional de preços no início do terceiro mandato de Lula. "Fechamos 2024 com o diesel custando, nas refinarias, o mesmo preço do primeiro ao último dia do ano. E a gasolina teve apenas um reajuste. Imaginem como estaria se fosse retomada a política de preços dolarizados que havia antes”, completou.
Veja:
Continua a pressão totalmente indevida, via mídia, para que a Petrobrás aumente os preços dos combustíveis. É mais um movimento para sabotar a economia do país e tentar desgastar o governo do presidente Lula, que está cumprindo o compromisso de abrasileirar os preços. Fechamos…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 14, 2025