180 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que investigue a ação policial que culminou na morte de Victoria Manoelly dos Santos, de 16 anos, em Guaianases, zona leste de São Paulo. A abordagem ocorreu na última quinta-feira (9), e o sargento Thiago Guerra, de 38 anos, acusado de balear a adolescente, teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça.
O líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Paulo Fiorilo, criticou a gestão da segurança pública no estado sob o comando do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Estamos vendo o governador perder as rédeas da segurança pública. Cada dia uma nova crise", afirmou Fiorilo em entrevista.
No pedido ao MP, o parlamentar requisitou a análise do uso de câmeras corporais na operação, a apuração de possível omissão de socorro e maior fiscalização dos protocolos operacionais da Polícia Militar. O caso, que gerou ampla repercussão, é mais um episódio que levanta preocupações sobre o aumento da letalidade policial em São Paulo.
Dados do Ministério Público revelam que 760 pessoas foram mortas por policiais militares no estado em 2024, representando um aumento de 65,2% em relação a 2023 e de 91% em comparação a 2022, período anterior ao governo Tarcísio. Esses números evidenciam uma escalada de violência nas ações policiais, especialmente nas regiões mais vulneráveis.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.