186 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (13) com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e o secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela. A posse de Sidônio está marcada para terça-feira, em substituição a Paulo Pimenta.
O encontro ocorre em meio aos esforços do governo para combater fake news sobre a suposta taxação do Pix. O tema ganhou força após a publicação de uma instrução normativa da Receita Federal, que exige a comunicação de transações financeiras acima de R$ 5 mil mensais por pessoas físicas. A norma inclui operações via Pix, TEDs, saques e depósitos, abrangendo bancos, fintechs e operadoras de cartão de crédito.
Na sexta-feira, Lula gravou um vídeo no qual realizou um Pix simbólico para a Arena Corinthians, em São Paulo, desmentindo as alegações. “Tem uma quantidade enorme de mentiras dizendo que o governo vai taxar o Pix. Eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix. O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. Vou doar R$ 1.013 para ajudar meu time. Eu acredito no Pix e no governo”, declarou o presidente.
Hoje, fiz um PIX para ajudar o Corinthians a pagar sua dívida e aproveitei o momento para desmentir as fake news que estão circulando nas redes sociais. Compartilhe a verdade. O governo não vai taxar as transações via PIX.
— Lula (@LulaOficial) January 10, 2025
?? @ricardostuckert pic.twitter.com/P0uyiI0jNA
Deixa a mentira de lado e vamos seguir com o Brasil para frente. pic.twitter.com/3N0wxGkbvv
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) January 9, 2025