287 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, neste domingo (12), o falecimento do jurista Marcello Lavenère Machado, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aos 86 anos. Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula exaltou o legado de Lavenère como defensor da democracia, da justiça social e das reparações às vítimas da ditadura militar.
"Nos despedimos neste domingo do professor e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o alagoano Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos. Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Marcello Lavenère", afirmou Lula.
Lavenère foi presidente da OAB de 1991 a 1993, período em que fortaleceu a atuação da entidade em defesa do Estado Democrático de Direito. Ele também presidiu a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, dedicando-se à análise das reparações aos perseguidos políticos durante o regime militar.
Além de seu trabalho jurídico, Lavenère foi professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público. O advogado deixa esposa, seis filhos, 15 netos e sete bisnetos.
O velório e cremação serão realizados nesta segunda-feira (13), em Brasília. A OAB decretou luto oficial de sete dias, em reconhecimento às contribuições de Lavenère para a advocacia e a democracia brasileiras.
Nos despedimos, neste domingo, do professor e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o alagoano Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos. Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de…
— Lula (@LulaOficial) January 12, 2025