822 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ironizou neste sábado (11) a tentativa de Jair Bolsonaro de recuperar seu passaporte para comparecer à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Segundo Lindbergh, sem um convite oficial, Bolsonaro e seus aliados terão de assistir ao evento pela televisão.
A resposta do parlamentar veio após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, exigir que Bolsonaro apresente o convite formal para a cerimônia, destacando a fragilidade do documento apresentado pela defesa: um e-mail enviado a Eduardo Bolsonaro, sem identificação clara do remetente. Moraes também pediu detalhes sobre a programação do evento.
"Bolsonaro disse que foi convidado para a posse de Trump e pediu o passaporte. Quase 40 deputados iam acompanhar o inelegível nos EUA. Aí Xandão exigiu o convite oficial da posse. Mas eles só têm um e-mail de um desconhecido. Acho que vão assistir pela TV", escreveu Lindbergh na plataforma X.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga seu envolvimento em tentativas de subverter a democracia brasileira e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
Bolsonaro disse que foi convidado para posse de Trump e pediu o passaporte
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) January 11, 2025
Quase 40 deputados iam acompanhar o inelegível nos EUA
Aí Xandão exigiu o convite oficial da posse
Mas eles só tem um e-mail de um desconhecido para Eduardo Bolsonaro
Acho que eles vão assistir pela TV