552 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, denunciou um crime brutal ocorrido na madrugada deste sábado (11) no assentamento Olga Benário, em Tremembé, São Paulo. Criminosos invadiram o local, deixando dois assentados mortos e oito baleados, sendo seis ainda hospitalizados.
As vítimas fatais foram identificadas como Valdir do Nascimento e Gleison Barbosa Carvalho, um jovem que residia no assentamento.
Paulo Teixeira informou que o caso já foi comunicado ao secretário de Segurança Pública de São Paulo e solicitou a investigação imediata, cobrando a identificação e prisão dos responsáveis pelo ataque.
O assentamento Olga Benário é parte de uma rede de áreas ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), frequentemente alvo de ameaças e tensões fundiárias. Este crime, que tira a vida de dois trabalhadores e fere outros assentados, reforça a urgência de medidas mais robustas para proteger comunidades vulneráveis no campo.
Em resposta, lideranças do MST e apoiadores têm reforçado a necessidade de investigação célere e punição exemplar para os culpados. Além disso, há crescente pressão por políticas que garantam a segurança dos trabalhadores rurais e acelerem o processo de reforma agrária.
Um crime gravíssimo aconteceu nesta madrugada. Um grupo de criminosos invadiu o assentamento Olga Benario, no município de Tremembé, estado de São Paulo, e balearam 8 assentados, levando à óbito os assentados Valdir do Nascimento e o jovem Gleison Barbosa Carvalho. Os demais…
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) January 11, 2025