204 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente francês Emmanuel Macron discutiram nesta sexta-feira (10) estratégias para enfrentar a desinformação e reforçar a soberania digital em um telefonema que durou cerca de 30 minutos. A conversa abordou as relações bilaterais entre Brasil e França e ações conjuntas para combater as fake news, especialmente em reação às mudanças recentes nas diretrizes da Meta, que flexibilizou sua política de checagem de fatos.
Lula destacou a importância de preservar a liberdade de expressão, mas enfatizou que ela não deve servir como pretexto para disseminação de mentiras e preconceitos. Ambos os líderes concordaram que a cooperação entre Brasil e Europa é essencial para proteger a democracia e os direitos fundamentais, ameaçados pela propagação de conteúdos falsos nas redes sociais.
Macron reiterou o convite para que Lula participe da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, prevista para junho deste ano, e realize uma visita oficial à França. O evento reunirá líderes globais para debater questões ambientais, reafirmando a aliança entre os dois países em temas de relevância internacional.
A conversa também refletiu o alinhamento dos dois governos no combate a práticas digitais prejudiciais, evidenciando a necessidade de ações mais rígidas contra gigantes da tecnologia que não se responsabilizam pelo impacto social de suas plataformas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.