145 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem discutido, com aliados próximos, as consequências de uma possível condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado. Segundo a colunista Bela Megale, do Globo, Bolsonaro considera que sua prisão pode ampliar sua influência como líder da direita e como cabo eleitoral.
Apesar de preferir evitar a prisão, Bolsonaro avalia o cenário político e discute a formação de uma chapa presidencial para 2026 que o representaria. Entre os nomes cogitados estão Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Bolsonaro também considera que a eleição de um aliado à Presidência em 2026 poderia abrir caminho para um possível indulto presidencial, anulando sua condenação. No entanto, especialistas destacam que a concessão de indulto exige validação judicial, o que poderia gerar desafios legais.
Publicamente, Bolsonaro continua afirmando ser o principal líder do campo conservador e um potencial candidato para 2026. “Não há outro nome com minha força no campo conservador”, teria dito em reuniões recentes.
A estratégia demonstra a tentativa do ex-presidente de manter sua relevância política, mesmo diante de processos judiciais, enquanto busca reorganizar o apoio à direita para o futuro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.