200 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira (9) a falta de informações históricas detalhadas na galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto, apontando a necessidade de contextualizar os acontecimentos que marcaram as gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Lula destacou que Michel Temer assumiu o cargo após o impeachment que classificou como golpe contra Dilma Rousseff em 2016. Sobre Jair Bolsonaro, enfatizou que sua ascensão ao poder foi baseada em uma campanha de desinformação. “O que eu quero é que conte a história. A Dilma foi eleita, reeleita e depois sofreu um impeachment por um golpe. Esse [Temer] tomou posse por causa disso, e esse [Bolsonaro] foi eleito em função das mentiras”, disse Lula, citado pela Folha de São Paulo.
Durante uma visita surpresa à galeria, Lula reforçou a importância de incluir informações históricas acessíveis. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, anunciou a inclusão de QR codes nas fotos da galeria, permitindo que visitantes acessem detalhes sobre cada presidente.
Lula também sugeriu que os registros incluam informações sobre presidentes que exerceram o cargo por períodos curtos. "Quando a pessoa olhar a foto do presidente, deve saber o que aconteceu. Por exemplo, há casos de presidentes que ficaram apenas um dia no cargo", declarou.
A iniciativa de Lula reflete um esforço para reforçar a transparência e assegurar que o público tenha uma visão mais completa sobre os eventos que moldaram a política brasileira. A proposta ainda não tem data para implementação, mas reforça o compromisso com a memória histórica.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.