O ministro israelense Amichai Chikli, responsável por Assuntos da Diáspora e Combate ao Antissemitismo, intensificou sua retórica contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao repostar um vídeo de Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo, no qual ambos agradecem esforços em favor de soldados israelenses. Na publicação, Chikli afirmou que os Bolsonaros são os "verdadeiros líderes" do Brasil.
No vídeo, Jair Bolsonaro se refere à situação de Yuval Vagdani, soldado das Forças de Defesa de Israel (FDI) acusado de crimes de guerra em Gaza. Vagdani fugiu do Brasil após decisão judicial que determinava sua investigação por envolvimento na demolição de residências palestinas com explosivos fora de combate, em um ato classificado como genocida.
Veja:
Muito obrigado pelos seus esforços em prol dos soldados das Forças de Defesa de Israel, @jairbolsonaro e @BolsonaroSP.
Vocês são os líderes do rosto bonito e bondoso do povo brasileiro, e nada quebrará o vínculo entre nossas nações, que amam a vida e detestam o terrorismo e o… pic.twitter.com/y04JT8wJ2q
— ????? ????? - Amichai Chikli (@AmichaiChikli) January 9, 2025
O militar, que estava refugiado na Bahia, fugiu para a Argentina e, posteriormente, para Israel, onde apareceu em um vídeo debochando da Justiça brasileira e sugerindo que outros soldados israelenses "aprendam com os erros dos outros". A fuga ocorreu sob alerta da embaixada de Israel no Brasil, que monitorava a situação.
A Fundação Hind Rajab (HRF), que havia solicitado a investigação de Vagdani à Justiça Federal brasileira, apresentou novas denúncias após sua fuga. A organização internacional, sediada na Bélgica, atua em defesa dos direitos palestinos e já levou casos similares ao Tribunal Penal Internacional, denunciando mais de 1.000 soldados israelenses por crimes de guerra.
O episódio ocorre em meio à guerra em Gaza, iniciada por Israel em outubro de 2023, que já causou a morte de mais de 45.000 palestinos, majoritariamente mulheres e crianças. As ações israelenses têm sido amplamente condenadas por organizações internacionais como violações flagrantes de direitos humanos e atos genocidas.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.