257 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na última terça-feira (8), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende renomear o Golfo do México para "Golfo da América" quando reassumir a Casa Branca. A provocação gerou forte reação da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, que rebateu com ironia e contundência.
“Vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’. É apropriado, já que fazemos todo o trabalho e o México tem um déficit enorme conosco”, disse Trump em coletiva de imprensa. A declaração veio acompanhada de críticas ao México, incluindo ameaças de novas tarifas comerciais caso o país não controle o fluxo de migrantes ilegais.
Em resposta, Sheinbaum ironizou a proposta de Trump, sugerindo chamar os Estados Unidos de “América Mexicana”, em alusão ao período histórico em que territórios como o Texas pertenciam ao México. "A constituição de Apatzingán, de 1814, era da América Mexicana. Por que não a chamamos assim novamente? Parece bom, certo?", afirmou a presidente mexicana, relembrando fatos históricos e questionando a legitimidade da sugestão de Trump.
Sheinbaum também apontou o erro na percepção do presidente eleito sobre o México, afirmando que “hoje quem governa no México é o povo, e não figuras corruptas do passado”. A presidente fez referência a Felipe Calderón e Genaro García Luna, este último condenado nos Estados Unidos por envolvimento com o tráfico de drogas.
O Golfo do México, maior golfo do mundo com cerca de 1,55 milhão km² e rico em petróleo, continua sendo um ponto estratégico tanto econômica quanto geopoliticamente. No entanto, Trump não detalhou como pretende implementar a mudança de nome, e a provocação é vista como mais um elemento para aumentar a tensão entre os dois países.
A relação comercial entre os Estados Unidos e o México segue em destaque, com Trump reiterando acusações de que o país vizinho se aproveita economicamente dos Estados Unidos. A ameaça de imposição de novas tarifas e a retórica belicosa reforçam os desafios nas relações bilaterais entre as nações.
Veja as postagens no X:
??URGENTE: A nossa Presidenta Cláudia Sheinbaum (MORENA-????) acaba de DESTRUIR o projeto de expansão territorial de Donald Trump sobre o país vizinho, HUMILHANDO o novo Presidente dos Estados Unidos da América. Ela afirmou para os colegas norte-americanos também ficarem atentos,… pic.twitter.com/EW5O9rOavi
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES (@pesquisas_elige) January 8, 2025
Donald Trump anunciou que mudará o nome do Golfo do México para "Golfo da América".
— William De Lucca (@delucca) January 7, 2025
Soma-se isso ao chiste de anexar o Canadá e comprar a Groenlândia, temos uma medida dos próximos anos: um governo de fogos de artifício para a claque e passando o trator para os plutocratas. pic.twitter.com/qo5uNw6EIx