211 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (7), durante uma coletiva em Mar-a-Lago, que pretende mudar o nome do Golfo do México para "Golfo da América" ao retornar à Casa Branca. Segundo ele, o nome é mais apropriado devido à relação comercial desfavorável com o México. "É um nome bonito e apropriado, porque fazemos todo o trabalho lá, enquanto o México tem um déficit enorme conosco", declarou o republicano.
O Golfo do México, o maior do mundo com 1,55 milhão de km² e subsolo rico em petróleo, tornou-se alvo da retórica de Trump, embora ele não tenha detalhado como pretende implementar a mudança.
Durante o pronunciamento, Trump também criticou o México, acusando o país de "se aproveitar" dos Estados Unidos em relações comerciais e ameaçou aumentar tarifas caso o fluxo de migrantes ilegais não seja contido. A declaração segue a linha de suas políticas migratórias rígidas em seu primeiro mandato.
Outro alvo dos comentários de Trump foi o Canal do Panamá. Ele sugeriu que pretende retomar o controle do canal, atualmente administrado pelo governo panamenho, e insinuou que poderia usar força militar para isso. "O Canal do Panamá foi construído para o Exército dos EUA. Ele é vital ao nosso país e está sendo operado pela China, que está fazendo uma catástrofe. Entregar o canal ao Panamá foi um grande erro", afirmou.
As declarações de Trump geraram reações imediatas nas redes sociais e entre analistas políticos, que interpretam as falas como um reforço de sua postura nacionalista e intervencionista.
Asssita ao vídeo:
Sabe o Golfo do México? Segundo Trump não será mais chamado assim. Será Golfo da América. ???????
— ?? .•. (@Boscardin) January 7, 2025
pic.twitter.com/4RKFJt3hRD