476 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A investigação da Polícia Federal (PF) sobre a destinação e transparência de emendas parlamentares, sob determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem gerado apreensão no Congresso. Parlamentares temem que as apurações desdobrem-se em uma operação de grandes proporções, comparada à "Lava Jato". "Todo mundo está irritado, mas também agora com muito medo. Ninguém sabe onde isso vai parar", disse um líder partidário à coluna de Daniela Lima, do g1.
No último ano, cerca de R$ 50 bilhões foram distribuídos em emendas parlamentares, muitas delas sob critérios considerados insuficientes e, em alguns casos, ilegais pelo STF. As investigações, iniciadas pela ministra aposentada Rosa Weber, ganharam força com Flávio Dino, que interrompeu os pagamentos e acionou a PF diante de indícios de desvio de recursos públicos.
Entre as irregularidades apuradas, casos emblemáticos chamaram atenção, como o de um vereador que jogou uma mala com R$ 200 mil pela janela ao ser surpreendido pela PF. As apurações apontam que a concentração da distribuição de emendas em figuras como Arthur Lira (PP-AL) e Davi Alcolumbre (União-AP) pode complicar ainda mais a relação entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
A tensão aumenta com o surgimento de denúncias internas no Congresso, onde parlamentares começam a acusar colegas de má gestão de recursos públicos. Há relatos de dinheiro destinado a entidades fictícias e desvios sistemáticos, o que amplia o receio de um aprofundamento das investigações.
Líderes partidários acreditam que Flávio Dino não recuará e deve conduzir a operação até o fim, deixando o ambiente político ainda mais instável. "Agora que começou a mexer, o Dino indica que vai até o fim. Está difícil projetar um cenário de tranquilidade", comentou um presidente de partido ligado ao Centrão.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.