477 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Indonésia foi oficialmente confirmada como membro pleno do BRICS, em anúncio realizado nesta segunda-feira (6) pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A entrada do país asiático, uma das maiores economias emergentes do mundo, reforça o papel estratégico do bloco em integrar economias de rápido crescimento.
A decisão unânime, conforme os critérios estabelecidos na cúpula de Joanesburgo em agosto de 2023, insere a Indonésia ao lado de outros novos membros, como Arábia Saudita, Irã, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia. Em 2023, países como Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria, Argélia e Vietnã também foram incorporados, marcando uma fase de expansão sem precedentes para o grupo.
Com taxas médias de crescimento econômico de 5% ao ano nos últimos anos, a Indonésia se destaca por ser o quarto país mais populoso do mundo e uma potência regional em ascensão. Além disso, o país integra, junto ao Brasil e à República Democrática do Congo, a aliança dos maiores detentores de florestas tropicais do planeta, fortalecendo as pautas ambientais no BRICS.
O bloco, que já representa cerca de 40% da população global e 37% da economia mundial pelo critério do PIB, amplia sua relevância com a inclusão da Indonésia. A expansão reforça a estratégia do BRICS de se consolidar como uma alternativa robusta no cenário global, promovendo cooperação entre economias emergentes.
A entrada da Indonésia reforça ainda o papel do Brasil na liderança do bloco. Como presidente do BRICS em 2025, o Brasil buscará integrar os novos membros com foco em sustentabilidade, inovação e fortalecimento do comércio entre as nações.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.