435 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) acionou o Ministério Público de São Paulo contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) devido à explosão de casos de virose no litoral do estado. A parlamentar cobra ações emergenciais e medidas preventivas que, segundo ela, poderiam ter evitado o agravamento da crise sanitária.
Em Praia Grande, cerca de 7 mil atendimentos foram realizados em prontos-socorros em apenas dois dias, informou o prefeito Alberto Mourão. Luciene destaca que, apesar do aumento recorrente de problemas sanitários no litoral durante esta época do ano, o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde não realizaram ações preventivas, como coleta de amostras de água e alimentos, que poderiam identificar focos de contaminação.
A deputada sugere medidas urgentes, como mobilização de recursos para equipar unidades de saúde da região, envio de unidades móveis com medicamentos e profissionais capacitados, e campanhas de conscientização sobre higiene e uso de água tratada. Ela também propõe o fortalecimento da Vigilância Sanitária e a colaboração entre órgãos estaduais, como a Secretaria de Saúde, CETESB e SABESP, para ações coordenadas de prevenção e controle.
Entre as demandas está a coleta de amostras para análise laboratorial no Instituto Adolpho Lutz, visando identificar as causas do surto. A parlamentar ainda requisita informações formais ao governador e ao secretário estadual de saúde sobre as medidas adotadas e possíveis planos para conter a crise.
Caso omissão ou negligência sejam confirmadas, Luciene Cavalcante defende que sejam tomadas as providências legais cabíveis, inclusive por meio de ação civil pública, para responsabilizar os agentes públicos e garantir o direito constitucional à saúde.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.