411 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Desde 2024, o Partido Liberal (PL) enfrenta turbulências com a saída de pelo menos quatro deputados federais e críticas sobre a influência bolsonarista em sua agenda. A guinada à direita após a filiação de Jair Bolsonaro e aliados em 2021 é apontada como um dos fatores para o racha interno, embora o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, seja poupado das críticas.
Entre os parlamentares que deixaram o partido, há relatos de pressão da ala mais radical, conhecida como “raiz” da direita, para que o PL adotasse oposição sistemática às propostas da esquerda. Um exemplo é Samuel Viana, agora no Republicanos-MG, que afirmou ter sofrido meses de tensão antes de se desfiliar. “Para manter um perfil moderado, precisei sair do partido”, disse.
Outros casos incluem Junior Mano, expulso por apoiar um candidato do PT em Fortaleza, e Luciano Vieira, que justificou sua saída para apoiar a campanha de um familiar em São João de Meriti (RJ). Ambos alegaram divergências regionais e alinhamentos forçados como motivos principais. Yuri do Paredão e Robinson Faria também anunciaram sua saída por motivos semelhantes, reforçando a divisão interna.
A bancada do PL, que elegeu 99 deputados federais em 2022, sofreu ainda com a morte de Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher, e hoje conta com 94 parlamentares. Apesar disso, o partido nega que o alinhamento ao bolsonarismo seja a causa das saídas, atribuindo as mudanças a questões regionais e pessoais. A sigla ressalta que vários parlamentares demonstraram interesse em se filiar na próxima janela partidária, atraídos pela proximidade com Bolsonaro.
O PL, que surgiu como herdeiro da Arena, passou por diversas fases, desde o apoio ao regime militar até a vice-presidência na chapa de Lula em 2002. Nos últimos anos, com a filiação de Bolsonaro, o partido se tornou uma das maiores forças no Congresso, mas o desgaste interno atual põe em xeque sua coesão.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.