331 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal. Trudeau permanecerá no governo até que seu partido escolha um substituto. Ele justificou sua saída como uma tentativa de salvar as chances do Partido Liberal nas eleições legislativas de outubro de 2025. A decisão ocorre em meio a uma crise política e à queda de sua popularidade.
Em pronunciamento, Trudeau lamentou a paralisia do Parlamento, adiando sua retomada para 24 de março. A crise agravou-se com a renúncia da vice-primeira-ministra Chrystia Freeland, que deixou o cargo em dezembro devido a divergências sobre a abordagem para enfrentar tarifas comerciais anunciadas pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
Trudeau, que chegou ao poder em 2015 com forte apoio popular, viu sua aprovação cair devido ao aumento do custo de vida, déficits fiscais e perda de apoio dentro de seu próprio partido. Dados recentes apontam um déficit de US$ 43,4 bilhões (R$ 267 bilhões), 50% acima do previsto.
Além disso, Trump anunciou a intenção de impor tarifas de 25% aos produtos canadenses, colocando em risco o comércio entre os países. O Canadá depende fortemente das exportações para os EUA, que representam 75% de seu comércio exterior.
Trudeau reconheceu erros em seu mandato, destacando a necessidade de unir os canadenses em vez de intensificar divisões. Ele expressou desejo de uma transição ordenada e afirmou que continuará defendendo os interesses do Canadá até o fim de sua gestão.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.