542 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Exército russo anunciou neste sábado (4) a interceptação de oito mísseis ATACMS, de fabricação americana, lançados pela Ucrânia. Moscou classificou o ataque como uma "linha vermelha" no conflito e prometeu represálias contundentes. Além dos mísseis, 72 drones também foram abatidos pelas defesas aéreas russas, segundo comunicado oficial. Em resposta, a Rússia utilizou pela primeira vez a arma hipersônica experimental "Oreshnik".
A Ucrânia, com apoio dos Estados Unidos e do Reino Unido, intensificou ataques contra alvos russos, utilizando mísseis como os ATACMS e Storm Shadow. Para Moscou, essa ofensiva reflete o apoio direto das potências ocidentais a Kiev. O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou responder com ataques ao centro de Kiev caso as ações continuem.
Nos Estados Unidos, a decisão de autorizar o uso dos mísseis foi tomada pela administração Biden como reação ao envio de tropas norte-coreanas em apoio à Rússia. Entretanto, Donald Trump, presidente eleito, criticou a medida e prometeu rever o apoio militar à Ucrânia, classificando a ação como uma "escalada perigosa" no conflito.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.