1048 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os comandantes do Exército, general Tomás Paiva; da Marinha, o almirante Marcos Olsen; e da Aeronáutica, o brigadeiro Marcelo Damasceno, participarão de um ato simbólico no Palácio do Planalto, convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para marcar os dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A cerimônia também contará com a presença de lideranças dos Três Poderes, como Luís Roberto Barroso, presidente do STF, e Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional.
A presença dos líderes militares no evento reflete o esforço de Lula em fortalecer a democracia e superar os recentes recentes com as Forças Armadas, após medidas como a inclusão dos militares no pacote de ajuste fiscal e o aprofundamento das investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado.
Os atos de 8 de janeiro de 2023, promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcaram uma tentativa de subverter a ordem democrática por meio da depredação das sedes dos Três Poderes. O evento desta vez simboliza o compromisso institucional com a estabilidade democrática e a memória desses eventos históricos.
O presidente Lula reforça a necessidade de cooperação entre as instituições para evitar qualquer ameaça de ameaças à democracia, destacando a relevância da união das Forças Armadas com os demais poderes no enfrentamento a ataques antidemocráticos.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.