O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, utilizou sua conta no X (antigo Twitter), nesta sexta-feira (3), para rebater críticas recorrentes ao programa Bolsa Família. Segundo Pochmann, muitos "especialistas" manipulam informações descontextualizadas para atacar políticas de redistribuição de renda, explorando a baixa taxa de letramento digital no Brasil. "Apenas 1 a cada 4 brasileiros possui algum letramento digital", apontou, ressaltando como isso facilita a disseminação de fake news.
Pochmann desmontou a narrativa de que o Bolsa Família desestimula o trabalho. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o programa, na verdade, aumenta a taxa de ocupação e os salários. "Proporção de pessoas ocupadas em domicílios com algum beneficiário do Bolsa Família subiu a 46,8% em 2023, após alta no valor do benefício", exemplificou o presidente do IBGE.
Veja:
Distinção entre realidade e ideias negacionistas da ciência
Em plena Era Digital, a velocidade com que ocorre a massificação das informações é muito superior à capacidade de absorção consciente do público em geral. Com isso, o espaço para desinformações e mentiras, bem como a…
Um levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) reforça esses números, indicando que, entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, 91,49% das contratações realizadas foram para inscritos no CadÚnico, sendo 71,11% para beneficiários do Bolsa Família. Esses dados desmentem a narrativa neoliberal de que o programa impede a busca por trabalho.
Além dos impactos econômicos, o Bolsa Família também tem resultados expressivos na saúde pública. Um estudo publicado na revista Nature Medicine revelou que o programa reduziu os casos de tuberculose em 60% e a mortalidade pela doença em 70% entre 2004 e 2015, comprovando a eficácia do programa no combate à pobreza e suas consequências.
Apesar das críticas de setores neoliberais, o Bolsa Família mantém amplo apoio popular. Pesquisa Datafolha mostra que 71% dos brasileiros defendem a expansão dos programas sociais, enquanto apenas 16% são a favor de sua redução e 10% pedem sua extinção. Esses números mostram que, para a maioria dos brasileiros, o programa é essencial para a construção de um país mais justo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.