2077 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Com o início de 2025, o Brasil assumiu a presidência rotativa dos Brics, grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O marco simboliza uma oportunidade para reforçar a cooperação entre nações emergentes e impulsionar uma agenda global mais inclusiva e sustentável.
O símbolo escolhido para representar o grupo durante a presidência brasileira é a sumaúma, uma árvore amazônica milenar. Reverenciada pelos povos da Amazônia, a sumaúma destaca os laços de cooperação e sustentabilidade entre os países do Brics, refletindo o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento equitativo.
Sob o lema "Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável", o Brasil anunciou prioridades que incluem a reforma da governança global e o fortalecimento da cooperação Sul-Sul. A agenda brasileira é pautada por cinco objetivos práticos, com destaque para:
-Facilitar comércio e investimentos com novos meios de pagamento;
-Promover governança responsável da inteligência artificial;
-Fortalecer o financiamento climático, em diálogo com a COP 30;
-Estimular a cooperação em saúde pública entre países do Sul Global;
-Reforçar a institucionalidade dos Brics.
Com mais de 100 reuniões previstas entre fevereiro e julho, a presidência brasileira organizará debates estratégicos e sediará a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, em julho. O evento terá como foco principal a construção de políticas que impactem positivamente o grupo, que representa 40% da população mundial e 37% do PIB global.
Outro destaque de 2025 será a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), em novembro. A liderança brasileira nos Brics busca consolidar o país como protagonista em debates globais sobre desenvolvimento sustentável e inclusão.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.