297 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A entrada de 2025 trouxe à tona a agitação na ultradireita brasileira, que busca um sucessor para enfrentar Lula nas urnas em 2026. Inelegível e enfrentando graves acusações como tentativa de golpe, contrabando de joias e falsificação de cartões de vacinação, Jair Bolsonaro (PL) vê seu domínio político fragmentar-se com o surgimento de diversas candidaturas em seu espectro ideológico.
O cantor sertanejo Gusttavo Lima deu início ao movimento, surpreendendo ao anunciar sua candidatura à Presidência. A decisão gerou desconforto entre os aliados de Bolsonaro, que não teria sido informado previamente. A situação se agravou com a entrada de Danilo Gentili, que anunciou novamente sua pretensão ao Planalto, aumentando a disputa interna.
Outra tentativa de reorganizar a base bolsonarista envolve a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Segundo informações da CNN, há negociações para que Michelle componha uma chapa como vice do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). A estratégia busca fortalecer a ultradireita em regiões onde seus candidatos enfrentam dificuldades, especialmente no Nordeste.
A aposta na popularidade do apresentador Ratinho, pai do governador, é vista como uma tentativa de romper barreiras regionais. Com uma forte presença na televisão e capilaridade no Nordeste, Ratinho é considerado um "fenômeno de comunicação popular" pelos articuladores da chapa.
Outros nomes cogitados para representar a ultradireita incluem figuras como Tereza Cristina (PP), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, esses candidatos enfrentariam obstáculos significativos em conquistar apoio fora de suas bases tradicionais.
Com a fragmentação do bolsonarismo e a ausência de uma liderança consolidada, o cenário eleitoral de 2026 promete ser marcado por disputas internas e estratégias ousadas para tentar enfrentar a força política de Lula.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.