257 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Fortes chuvas atingiram Porto Alegre nesta quarta-feira (1º), causando alagamentos em diversos bairros, como Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, 4º Distrito e Navegantes. A situação interrompeu a posse do prefeito Sebastião Melo (MDB) e expôs falhas na manutenção do sistema de drenagem da cidade.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), lamentou os prejuízos causados pela falta de manutenção das casas de bombas e a limpeza dos bueiros, problemas que já haviam sido destacados nas catastróficas enchentes de maio de 2024. "Porto Alegre foi constrangida no primeiro dia do ano. A falta de manutenção dos serviços básicos trouxe prejuízos à população", afirmou Pimenta.
Impactos nos serviços públicos
Entre os serviços afetados, o ministro destacou a paralisação do Trensurb, devido ao acúmulo de água. "Investimos em tudo novo, mas, sem o funcionamento adequado das bombas da prefeitura, não houve como drenar a água", criticou. Segundo ele, apenas a casa de bombas do trem funcionou normalmente, mas de forma insuficiente para evitar os alagamentos.
Cobrança de ação municipal
Pimenta cobrou da Prefeitura de Porto Alegre maior compromisso na manutenção dos sistemas de drenagem. "Por mais que façamos investimentos federais para proteção contra enchentes, se a prefeitura não realizar a limpeza e manutenção, situações como a de hoje continuarão a ocorrer", alertou o ministro.
A crítica pública de Pimenta reflete o desgaste entre o governo federal e a gestão municipal diante de problemas recorrentes, especialmente em áreas vulneráveis da cidade.
Assista ao vídeo:
É imprescindível que as prefeituras também façam sua parte para a manutenção do sistema de proteção da região metropolitana. O que aconteceu em Porto Alegre no primeiro dia do ano é lamentável! pic.twitter.com/T5M3ahNbht
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) January 2, 2025