816 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O mercado automotivo brasileiro fechou 2024 com 2,63 milhões de veículos leves e pesados emplacados, o maior número desde 2014. Os dados, divulgados pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pela Folha de S. Paulo, mostram um crescimento de 14,1% em relação a 2023. Em média, 10.456 carros foram vendidos por dia no último ano.
Liderança e novas tendências
A Fiat Strada se destacou como o veículo mais vendido, ultrapassando o Volkswagen Polo nos últimos dias do ano. Outro destaque foi o avanço das marcas chinesas, como BYD e GWM, responsáveis por cerca de 100 mil licenciamentos de veículos novos em 2024, consolidando a expansão de montadoras estrangeiras no Brasil.
Impacto das locadoras
As empresas de locação também desempenharam papel significativo no mercado, adquirindo 650 mil veículos no ano, segundo a Anfavea. Essa movimentação foi impulsionada pelos planos de assinatura, que têm atraído cada vez mais consumidores interessados em modelos de assinatura em vez da compra tradicional.
Expectativas para 2025
A Anfavea projeta 2,802 milhões de veículos emplacados para 2025, um número ligeiramente abaixo da previsão inicial de 3 milhões, devido ao aumento da taxa Selic para 12,25% ao ano. Apesar disso, o setor automotivo permanece otimista, apostando na queda do desemprego e na renovação de modelos para sustentar o crescimento.
Recuperação e desafios
Desde o auge de 2014, quando foram registrados 3,5 milhões de emplacamentos, o setor enfrentou quedas devido à crise econômica de 2015 e aos impactos da pandemia de Covid-19. O ano de 2024 consolida uma recuperação sólida, evidenciando a resiliência e adaptabilidade da indústria automotiva no Brasil.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.