490 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira (30) a posse de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central (BC). A mudança encerra o controverso mandato de Roberto Campos Neto, criticado por manter juros elevados, o que teria prejudicado a recuperação econômica.
Além de Galípolo, Lula também deu posse a três novos diretores: Nilton José Schneider (Política Monetária), Izabela Moreira Correa (Relacionamento e Supervisão) e Gilneu Astolfi Vivan (Regulação). A gestão de Galípolo, que começa oficialmente em 1º de janeiro de 2025, promete mudanças significativas na política monetária brasileira.
Novo comando, novos desafios
Economista e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Galípolo assume o cargo em um cenário de altas taxas de juros reais, amplamente criticadas por setores produtivos. Sua missão será equilibrar o combate à inflação com o incentivo ao crescimento sustentável e à geração de empregos, em sintonia com as políticas do governo Lula.
Críticas ao legado de Campos Neto
Indicado por Jair Bolsonaro, Roberto Campos Neto enfrentou críticas pela condução da política monetária, marcada por juros altos que, segundo analistas, comprometeram investimentos e elevaram os custos da dívida pública. Sua postura foi vista por lideranças progressistas como um obstáculo ao crescimento econômico e um entrave à recuperação social.
Nos últimos meses de mandato, Campos Neto foi acusado de sabotar o governo Lula ao sinalizar novas altas na Selic em meio a dificuldades fiscais, gerando impacto negativo em áreas essenciais como saúde e educação.
Expectativas para o novo ciclo
A posse de Galípolo simboliza um reposicionamento do Banco Central em direção a uma agenda mais alinhada às prioridades do governo, buscando alavancar o desenvolvimento econômico. O mercado e a sociedade aguardam os primeiros movimentos do novo comando para avaliar os impactos das mudanças na política monetária ao longo de 2025.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.