744 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Rede Globo deu destaque neste sábado (28) à desinformação divulgada pela Folha de S.Paulo sobre um suposto "rombo" nas estatais sob o governo Lula. A análise apresentada pela emissora ignora empresas como a Petrobras e bancos públicos, que têm apresentado lucros robustos e resultados positivos. A GloboNews chegou a justificar que a Petrobras seria “muito grande” para ser incluída nos cálculos, perpetuando um discurso enviesado.
A reportagem da Globo, baseada em dados do Banco Central sob a gestão de Roberto Campos Neto, alegou que o "rombo" nas estatais seria de R$ 4,5 bilhões em 2024. No entanto, especialistas e o Ministério da Gestão já esclareceram que o chamado déficit reflete, em grande parte, investimentos em áreas estratégicas, e não prejuízo. A narrativa deturpa o real cenário econômico, confundindo os termos e ignorando receitas acumuladas em exercícios anteriores.
Essa manipulação de informações tem como pano de fundo uma tentativa de deslegitimar o papel das estatais na economia e abrir caminho para uma agenda privatista. Empresas como Petrobras, Caixa e Banco do Brasil têm registrado lucros expressivos, reforçando sua importância para o desenvolvimento nacional e desmentindo o cenário de “crise” pintado pela grande mídia.
Em outubro, diante de uma situação semelhante, o governo Lula destacou que o déficit é resultado de investimentos necessários e planejados, especialmente em áreas essenciais para o país. Essa estratégia contrasta com as privatizações realizadas em governos anteriores, que enfraqueceram empresas públicas e beneficiaram interesses privados.
O governo reafirma que a saúde financeira das estatais segue sólida, com resultados que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil, ao contrário do que é divulgado em campanhas desinformativas.
Globonews repercute fake news da Folha sobre “rombo das estatais”. É assim que a desinformação se propaga nas redes sociais, contando sempre com a ajuda do “jornalismo profissional”. https://t.co/Ojz4amxwby
— Leonardo Attuch (@AttuchLeonardo) December 28, 2024