795 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, contestou neste sábado (28) o editorial da Folha de S.Paulo que alegou déficit recorde em estatais sob o governo Lula. Em suas redes sociais, Gleisi classificou a matéria como "mentira" e acusou o jornal de manipular dados para favorecer uma agenda de privatizações. Ela destacou que, em 2023, as 44 estatais federais registraram lucro de R$ 197,9 bilhões, evidenciando a solidez e importância dessas empresas.
A deputada criticou o cálculo apresentado pela Folha, que excluiu empresas estratégicas como Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES. Segundo Gleisi, o suposto déficit refere-se, na realidade, a investimentos realizados pelas estatais, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país, como no caso das inovações agrícolas promovidas pela Embrapa.
Gleisi também apontou a incoerência do jornal em destacar a contribuição das estatais para as contas públicas, enquanto defende sua privatização. "É má-fé privatista. Querem vender as estatais na bacia das almas, sem reconhecer sua importância para o Brasil", afirmou. Ela relembrou ainda os danos causados pelas privatizações nos governos Temer e Bolsonaro, que enfraqueceram o controle estatal sobre empresas essenciais.
É mentira da @folha a matéria “sob Lula 3, déficit de estatais atinge recorde de 15 anos”. Em primeiro lugar, porque as 44 estatais federais fecharam 2023 com lucro somado de R$ 197,9 bilhões. Em segundo lugar porque, para chegar à conta foram excluídos Petrobrás, Eletrobrás, BB,…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 28, 2024