485 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal (PF) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que quatro brasileiros, envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, fugiram da Argentina para o Peru. As informações, obtidas via Interpol, indicam que um dos fugitivos entrou no Peru pela Bolívia, enquanto os outros três ingressaram pelo Chile. Esses indivíduos fazem parte de um grupo maior, de 61 brasileiros, que buscavam refúgio na Argentina para escapar da responsabilização por crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Entre os fugitivos, dois já foram condenados: um a 2 anos e 5 meses de prisão por incitar as Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e outro a 13 anos e 6 meses por golpe de Estado e associação criminosa. Ambos estão entre os réus cujas ações penais são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes no STF, que já determinou a extradição dos golpistas localizados na Argentina e deve adotar a mesma medida em relação aos que agora estão no Peru.
A movimentação dos fugitivos expõe o desespero dos envolvidos em escapar da Justiça brasileira, que segue firme em responsabilizar os articuladores e executores das tentativas de subverter a democracia. A extradição será solicitada às autoridades peruanas, dando continuidade ao esforço para assegurar que os criminosos enfrentem as consequências legais por seus atos.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.