Ministério Público investiga conivência de militares em ataques à democracia

Portal Plantão Brasil
26/12/2024 14:30

Ministério Público investiga conivência de militares em ataques à democracia

0 0 0 0

503 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) solicitou uma investigação à Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) para apurar possíveis irregularidades em áudios que comprometem a ex-comandante do 6º Batalhão da PM-DF, tenente-coronel Kelly Cezário. Os áudios, sugerem uma tentativa de alinhamento das defesas de militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Nas gravações, Kelly orienta a advogada do major Flávio Alencar, réu por omissão nos ataques à Esplanada dos Ministérios, a alinhar a defesa dele com as de outros dois oficiais investigados: o então comandante-geral da PM-DF, Fábio Augusto, e o capitão Josiel Pereira César. Ambos são apontados por falhas na contenção dos manifestantes que depredaram os prédios dos Três Poderes em um ato de afronta à democracia.

A tenente-coronel, que estava de férias no dia dos ataques e foi exonerada após o episódio, atualmente ocupa um cargo na Secretaria de Segurança Pública do DF. Embora não tenha sido formalmente denunciada, Kelly está sob investigação, e seu papel nos eventos do 8 de janeiro continua gerando questionamentos. Ela não se manifestou sobre os áudios.

A revelação reforça as suspeitas de omissão e possível conivência de altos escalões da PM-DF com os golpistas. O MP-DF aguarda o andamento da investigação para apurar as irregularidades, enquanto setores democráticos criticam a influência de militares alinhados ao bolsonarismo em ações que enfraqueceram a resposta das forças de segurança nos ataques à democracia.

Esses novos desdobramentos acentuam a necessidade de responsabilização de quem permitiu ou facilitou os atos de violência. O governo Lula tem reafirmado o compromisso com a transparência e a punição rigorosa dos envolvidos nos ataques que marcaram o início de 2023 como um episódio de vergonha para o Brasil.

Com informações da Folha de S. Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians