495 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, manifestou preocupação com a proposta do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de aumentar significativamente os impostos estaduais. Em vídeo divulgado nesta terça-feira (17), Solmucci classificou a medida como prejudicial ao setor e alertou para impactos como fechamento de empresas, desemprego e aumento de preços.
De acordo com a entidade, o governo paulista planeja um aumento de imposto que pode triplicar os valores atuais a partir de 1º de janeiro de 2025. A Abrasel aponta que a proposta rompe com um acordo tributário vigente há 25 anos, criando incertezas para o setor e colocando em risco a sustentabilidade de bares, restaurantes e padarias.
“Tamanho aumento de imposto será um golpe fatal para empresas ainda fragilizadas pelas dívidas da pandemia. Além disso, a medida pode gerar desemprego em massa e elevar os preços para os consumidores”, afirmou Solmucci, destacando que milhares de negócios e postos de trabalho estão ameaçados.
O setor de alimentação fora do lar reúne mais de 380 mil empresas e emprega cerca de 1,3 milhão de trabalhadores em São Paulo. Segundo a Abrasel, esse segmento é essencial para a economia do estado e para a qualidade de vida da população, mas enfrenta o risco de colapso com a elevação da carga tributária.
Para a Abrasel, a proposta segue a mesma lógica de recentes medidas federais que priorizam o superávit fiscal por meio de aumento de impostos. Solmucci pediu à administração estadual equilíbrio e políticas públicas que ajudem o setor, ao invés de penalizá-lo. “O setor ainda enfrenta as sequelas da pandemia e precisa de apoio para continuar gerando emprego e renda”, concluiu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.