229 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Atenção Primária à Saúde é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS), voltada para o cuidado integral e prevenção de doenças. Dentro dessa estrutura, a Estratégia Saúde da Família (ESF) desempenha papel crucial na promoção da saúde de milhões de brasileiros, levando atendimento diretamente às comunidades.
A ESF organiza equipes de saúde que incluem médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários, oferecendo atendimento domiciliar e fortalecendo o vínculo com a população. Além disso, equipes de Saúde Bucal e multiprofissionais complementam os serviços, abrangendo especialidades como nutrição, psicologia, ginecologia e pediatria.
Em 2024, o governo federal retomou o fortalecimento da ESF, após um período de desmonte. O número de equipes cresceu de 53.300, em 2022, para 61.262, um aumento de 18%, cobrindo cerca de 2,5 mil pacientes por equipe. Houve ainda incremento significativo na implementação de equipes multidisciplinares, com 374 destinadas a populações ribeirinhas e 283 médicos alocados em comunidades quilombolas.
A ampliação dos atendimentos inclui novos horários e mais de R$ 1 bilhão em investimentos nos municípios. O Ministério da Saúde prevê a criação de milhares de equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e multiprofissionais até 2026, visando alcançar 80% da população com atendimento de qualidade na atenção primária.
Com a reestruturação da ESF, o governo reafirma o compromisso de garantir acesso universal à saúde por meio do SUS, fortalecendo a relação entre as comunidades e os profissionais de saúde.
Assista ao vídeo:
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.