196 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O bolsonarista José Acácio Serere Xavante, conhecido como Serere Xavante, foi preso no domingo (22) na fronteira entre Brasil e Argentina. Ele foi detido próximo à Ponte Tancredo Neves, que conecta Foz do Iguaçu (PR) a Puerto Iguazú, enquanto andava de bicicleta sem documentos. Após ser identificado, foi levado à delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e passará por audiência de custódia nesta segunda-feira (23).
Serere Xavante já havia sido preso em dezembro de 2022 por ameaças a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), invasão ao terminal de um aeroporto e convocação de pessoas armadas para impedir a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em setembro de 2023, foi libertado com uso de tornozeleira eletrônica, mas descumpriu as medidas cautelares e fugiu para a Argentina, onde buscava asilo político.
A prisão foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após a violação das condições impostas. Segundo a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, Serere foi encaminhado à PF em Foz do Iguaçu após ser localizado por autoridades argentinas na fronteira.
O bolsonarista é conhecido por ser um fervoroso apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e esteve envolvido em atos antidemocráticos. Sua captura demonstra o fortalecimento das ações de investigação e repressão contra movimentos que atentam contra as instituições brasileiras.
Serere Xavante, que ganhou notoriedade como um dos pivôs dos atos em Brasília, terá agora que responder por suas violações, sendo este mais um capítulo no desmantelamento de redes bolsonaristas que desafiaram a democracia no país.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.