177 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Mais da metade dos brasileiros com 16 anos ou mais relatam sentir medo da polícia, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (21). O levantamento aponta que 51% têm mais medo das forças de segurança, enquanto 46% confiam mais nelas. Esses números são similares aos registrados em 2019, durante o governo Bolsonaro, quando 51% também relataram medo e 47% mais confiança.
A percepção varia entre grupos sociais. Entre as mulheres, 56% relatam mais medo, contra 52% dos homens. Diferenças mais marcantes surgem entre pretos (59% relatando mais medo) e brancos (45%). A divisão também é clara entre eleitores de Lula, dos quais 58% sentem mais medo, e eleitores de Bolsonaro, onde o índice cai para 40%.
Entre os que confiam mais na polícia do que temem, predominam homens (52%), moradores do Sul (57%), brancos (53%) e eleitores de Bolsonaro (58%). Por outro lado, a confiança é menor entre mulheres (40%), pretos (38%) e eleitores de Lula (38%).
A pesquisa revelou que 63% dos entrevistados têm ciência dos casos recentes de violência policial em São Paulo. Desses, 34% estão bem informados. Entre os conscientes, 55% têm mais medo da polícia, enquanto 42% confiam mais nela.
Os casos de violência policial em São Paulo colocam o governo Tarcísio de Freitas e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, sob pressão. Mudanças nas câmeras corporais da PM têm sido alvo de críticas e questionamentos, enquanto episódios violentos alimentam uma crise na segurança pública.
Realizado entre 12 e 13 de dezembro, o levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais e 95% de confiança.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.