242 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente do Ceará Sporting Clube, João Paulo Silva, está sendo investigado juntamente com outras oito pessoas por suposta emissão de mais de R$ 45 milhões em notas fiscais falsas ao longo de 2023. A Polícia Civil apurou que as notas eram emitidas e canceladas em um prazo de até 72 horas, prática que teria como objetivo apresentá-las como garantia para obtenção de recursos financeiros antecipados junto a fundos de investimento.
Um dos contratos mais emblemáticos envolvidos no caso é com a casa de apostas Estrela Bet, que rompeu unilateralmente o vínculo com o clube em abril do ano passado, alegando práticas criminosas. A empresa classificou o esquema como fraudulento e decidiu rescindir o acordo, inicialmente firmado para ajudar o time a captar recursos durante um período de crise.
João Paulo Silva, que assumiu a presidência do Ceará Sporting Clube no ano passado, já enfrentava um cenário de dificuldades financeiras e o rebaixamento do time à Série B. O contrato com a Estrela Bet era parte da estratégia para mitigar os impactos da crise, mas a ruptura do acordo trouxe à tona as suspeitas de irregularidades.
Os investigados podem responder por crimes como formação de quadrilha, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. As acusações se somam ao desafio de recuperar a credibilidade do clube, que passa por uma das fases mais delicadas de sua história recente.
A Polícia Civil segue apurando os fatos para identificar a extensão do esquema e os prejuízos causados, tanto para o clube quanto para os investidores envolvidos. O caso coloca em xeque a administração do Ceará Sporting Clube e reforça a necessidade de maior transparência nas relações financeiras do futebol brasileiro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.