Datafolha: 62% dos brasileiros rejeitam anistia para golpistas

Portal Plantão Brasil
19/12/2024 12:37

Datafolha: 62% dos brasileiros rejeitam anistia para golpistas

0 0 0 0

281 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Datafolha mostra que 62% dos brasileiros são contrários à anistia para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. Apenas 33% se declararam a favor, enquanto 5% não souberam opinar e 1% se disse indiferente. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os dados indicam diferenças significativas entre os gêneros: 64% das mulheres são contra a anistia, enquanto entre os homens o percentual cai para 59%. Por outro lado, 33% dos homens apoiam o perdão aos golpistas, em comparação com 30% das mulheres.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 45% defendem a anistia, enquanto 72% dos eleitores de Lula são veementemente contrários ao perdão. O estudo também destaca que grupos como funcionários públicos (68%), estudantes (68%) e moradores do Nordeste (66%) lideram a oposição à anistia.

Os segmentos mais favoráveis ao perdão incluem assalariados sem registro formal (38%), empresários (37%) e evangélicos (37%). Já os moradores da região Sul (38%) e pessoas de 35 a 44 anos (36%) também se destacam entre os grupos que mais apoiam a anistia.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios do Brasil, entre os dias 12 e 13 de dezembro. O resultado reforça que a maioria da população não apoia a impunidade para os responsáveis pelos atos antidemocráticos.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians