287 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (19) a operação Rent a Car, que mira assessores dos deputados bolsonaristas Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A investigação busca desarticular um esquema de corrupção envolvendo o uso de cotas parlamentares.
De acordo com a PF, o esquema criminoso seria baseado em acordos ilícitos entre agentes públicos e empresários para desviar recursos públicos. "As investigações apontam para a existência de um esquema caracterizado pela interação entre os setores público e privado", informou a PF em nota.
A operação, autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal. Até o momento, os nomes dos assessores investigados não foram divulgados.
As apurações indicam o uso de práticas como "smurfing", que consiste em dividir transferências financeiras ilícitas em pequenos depósitos para escapar do radar de fiscalização. Além disso, a organização teria realizado movimentações financeiras sem justificativa aparente.
O nome da operação, "Rent a Car", faz referência ao uso de empresas de locação de veículos para simular contratos e justificar o desvio de recursos. A PF revelou que essa prática era um dos pilares do esquema investigado.
A operação reforça o cerco contra parlamentares aliados ao bolsonarismo, levantando suspeitas de que práticas criminosas se estenderiam a outros gabinetes e setores. As investigações continuam em andamento.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.