243 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surpreendeu ao nomear Mauro Caseri, advogado filiado ao PT, como o novo ouvidor das polícias do estado. A escolha foi feita a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), em meio a um cenário de tensões políticas e críticas à gestão de segurança pública.
Caseri disputava o cargo com Cláudio Aparecido da Silva, atual ouvidor, e o advogado Valdison da Anunciação Pereira. Todos os candidatos apresentavam posições contrárias às políticas de segurança pública do governo Tarcísio. A lista foi definida por votação interna do Condepe, que, apesar de relações desgastadas com a gestão estadual, enviou os três nomes para decisão do governador.
O novo ouvidor assume com o compromisso de dar continuidade ao trabalho do atual chefe da Ouvidoria, Cláudio Aparecido. Em declaração à TV Globo, Caseri afirmou: “Eu tenho uma causa, a dos desvalidos, desfavorecidos”. Ele também destacou que teve uma conversa de transição com o atual ouvidor para alinhar as diretrizes do órgão.
A Ouvidoria das Polícias tem como papel principal receber e encaminhar denúncias de violência policial, mas não possui poder investigativo ou punitivo. A nomeação ocorre em um contexto de crise na segurança pública no estado, com casos recorrentes de violência envolvendo agentes policiais.
A relação entre o Condepe e o governo paulista permanece tensa. Em julho, o presidente do conselho, Adilson Sousa Santiago, foi denunciado pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, após publicar uma montagem que o comparava ao ditador nazista Adolf Hitler. Derrite tem criticado o Condepe por suposto aparelhamento ideológico, o que intensifica os embates entre o conselho e o governo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.