484 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) enviou um requerimento ao Ministério da Defesa manifestando preocupação sobre a possibilidade de o general Walter Braga Netto, preso na 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro, utilizar sua condição privilegiada para conspirar contra a democracia. Segundo o parlamentar, há riscos de que o ex-ministro da Defesa, indiciado por tentativa de golpe de Estado, faça uso do local para articular planos políticos ou atrapalhar as investigações.
Braga Netto foi preso no último sábado (14) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob acusação de obstruir a Justiça. O general está detido em um quarto reservado da unidade militar, com condições muito superiores às de uma cela convencional, incluindo banheiro privativo, ar-condicionado, televisão e geladeira.
No ofício ao ministro da Defesa, José Múcio, Lindbergh questionou como o Exército pretende monitorar as condições de prisão e evitar contatos suspeitos do general. "Aquele lugar onde ele está preso não pode virar um centro de conspirações", afirmou o deputado. Ele também sugeriu que Braga Netto seja transferido para outro local, longe de militares subordinados a ele, para evitar possíveis influências ou manobras políticas.
O parlamentar mencionou casos anteriores, como o do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, que recebia visitas regulares de seu pai enquanto estava preso. "Braga Netto tem muita autoridade perante os militares. A preocupação é ele não usar aquele espaço para fazer política", acrescentou.
Além das preocupações levantadas sobre visitas e contatos, Lindbergh destacou que a decisão do STF já estabelece restrições, como proibição de encontros com pessoas além de seus advogados. Ele reiterou a necessidade de vigilância rígida para garantir que o general não atue contra a democracia a partir do local onde cumpre prisão preventiva.
Veja:
BRAGA NETTO NÃO PODE SE UTILIZAR DO LOCAL DA PRISAO PARA CONSPIRAR CONTRA DEMOCRACIA E ATRAPALHAR INVESTIGAÇÕES SOBRE TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO. VOU APRESENTAR REQUERIMENTO AO MIN. DEFESA PARA SABER COMO ESTÃO CONTROLANDO VISITAS E CONTATOS DE BRAGA NETTO NA PRISÃO! pic.twitter.com/PClc0k10pX
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) December 16, 2024