249 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (16), em Pacaraima, município na fronteira de Roraima com a Venezuela, um homem identificado como líder de uma organização criminosa chinesa que extorquia comerciantes na região central de São Paulo. O grupo atuava principalmente nas ruas 25 de Março e Santa Efigênia, conhecidas polos comerciais da capital paulista.
O criminoso estava foragido há pelo menos três anos e tinha contra si três mandados de prisão emitidos pela Justiça de São Paulo pelos crimes de homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa. Segundo informações da Polícia Federal, ele havia se refugiado na Venezuela após escapar de uma grande operação policial em 2017.
Naquela operação, foram cumpridos 20 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, resultando na apreensão de sete armas de fogo com membros da organização criminosa. Apesar da ofensiva, o líder conseguiu fugir e continuou comandando o esquema. As vítimas, em sua maioria comerciantes chineses, eram coagidas a pagar valores mensais entre R$ 5 mil e R$ 10 mil para evitar represálias. O grupo também é suspeito de envolvimento na morte de três comerciantes que se recusaram a atender suas exigências.
O preso foi localizado em Pacaraima graças a uma ação de inteligência da PF, que monitorava suas atividades desde a fuga. Ele foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, onde ficará à disposição da Justiça.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.