222 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, criticou duramente os ataques especulativos promovidos pelo mercado financeiro e pela imprensa tradicional, que contribuíram para a alta do dólar e o recente aumento da taxa de juros. Na última quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic de 11,25% para 12,25% ao ano, aprofundando os desafios econômicos do país.
Em suas redes sociais, Gleisi apontou a tentativa de culpar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas dificuldades econômicas como parte de uma narrativa construída pelos setores que controlam a política monetária. “Os agourentos do mercado e seus porta-vozes na mídia continuam apostando contra o país, especulando com o dólar e programando uma recessão via alta ainda maior dos juros. E ainda querem culpar Lula, como se eles próprios não estivessem no comando do Banco Central nos últimos dois anos e não fossem responsáveis pela inércia criminosa diante do ataque especulativo contra o real”, declarou.
A deputada também destacou as "indenizações tributárias indecentes" que beneficiam setores específicos, aumentam a concentração de renda e prejudicam o equilíbrio fiscal do país. Para Gleisi, o comportamento do mercado e da mídia reforça a necessidade de resistência política e econômica frente às pressões.
Demonstrando confiança na liderança de Lula, Gleisi afirmou que o presidente continuará superando desafios, assim como já fez em outros momentos de sua trajetória. “Lula já mostrou que sabe resistir às pressões e vai surpreendê-los mais uma vez, como fez neste domingo, ao receber alta antes das melhores expectativas e deixar o hospital cheio de disposição para governar. Apostar contra o Brasil nunca deu certo com Lula no comando”, concluiu.
Os agourentos do mercado e seus porta-vozes na mídia continuam apostando contra o país, especulando com o dólar e programando uma recessão via alta ainda maior dos juros. E ainda querem culpar o presidente Lula por tudo de ruim que eles desejam e planejam. Como se não estivessem…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 15, 2024