516 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O engenheiro Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, afirmou que seu trabalho técnico sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas foi desvirtuado politicamente pelo Partido Liberal (PL). Contratado pelo partido durante as eleições de 2022, Rocha defendeu-se em documento enviado à Procuradoria-Geral da República, negando qualquer envolvimento em narrativas golpistas. A análise que realizou foi utilizada pelo PL para questionar os resultados das eleições que consagraram Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.
Rocha destacou que seu estudo teve como base documentos técnicos de órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal de Contas da União (TCU) e não apontou fraudes. Segundo ele, todas as etapas do projeto foram aprovadas pessoalmente por Valdemar Costa Neto, presidente do PL. O partido utilizou as conclusões do relatório para pedir a invalidação de parte dos votos no Tribunal Superior Eleitoral, mas Rocha afirma que não participou de qualquer estratégia política.
A defesa de Rocha, assinada pelos advogados Gladys Nascimento e Melillo Dinis do Nascimento, rebate as acusações da Polícia Federal, classificando-as como baseadas em "ilações subjetivas". Ele também nega ter colaborado com qualquer tentativa de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, argumentando que seu trabalho foi estritamente técnico.
Entre as acusações, está o uso de mensagens de WhatsApp de Eder Balbino, técnico subcontratado pelo Instituto Voto Legal, que teria discordado de conclusões sobre supostas fragilidades no sistema eleitoral. A defesa de Rocha alega que as mensagens foram obtidas de forma irregular e fora de contexto, caracterizando o ato como "pesca probatória" ilegal.
A investigação da Polícia Federal integra o inquérito sobre a tentativa de golpe liderada por aliados de Jair Bolsonaro e o PL. O caso segue como parte de uma série de apurações envolvendo esforços para minar a confiança no sistema democrático e nas urnas eletrônicas.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.