335 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para condenar o ex-deputado Roberto Jefferson a nove anos, um mês e cinco dias de prisão. Jefferson responde por atentado ao exercício pleno dos Poderes, calúnia, homofobia e incitação ao crime. A votação ocorre no plenário virtual e será finalizada até o final desta sexta-feira (13), com seis votos favoráveis registrados até o momento.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, propôs a pena máxima pelos crimes, sendo acompanhado por Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. O ministro Cristiano Zanin, por outro lado, divergiu parcialmente, defendendo uma pena menor de cinco anos, dois meses e 28 dias. Ele alegou que os crimes de calúnia e incitação ao crime estariam prescritos e pediu penas mais leves para os demais delitos.
Ainda restam votar os ministros André Mendonça, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Luiz Fux e Edson Fachin. Eles têm até o fim do dia para registrar seus votos no sistema do plenário virtual.
Jefferson está preso preventivamente desde outubro de 2022 e atualmente cumpre a detenção no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, onde segue sob custódia após sofrer uma queda em junho de 2023. Caso a condenação seja confirmada, o período já cumprido será descontado da pena.
A defesa do ex-deputado nega que ele tenha cometido crimes. Em documento enviado ao STF nesta semana, seus advogados argumentaram que a denúncia da Procuradoria-Geral da República baseia-se em “conjecturas desconexas” e que houve interpretação equivocada dos fatos.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.