TRE torna Ronaldo Caiado inelegível por 8 anos por abuso de poder político

Portal Plantão Brasil
11/12/2024 12:49

TRE torna Ronaldo Caiado inelegível por 8 anos por abuso de poder político

0 0 0 0

837 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) declarou, em primeira instância, a inelegibilidade do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) por oito anos, devido a abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão, assinada pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, também determinou a cassação do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil). Ambos são acusados de utilizar o Palácio das Esmeraldas para promover eventos com fins eleitorais.

A sentença apontou o uso indevido de bens públicos para a realização de encontros entre 7 e 9 de outubro, após o primeiro turno das eleições. Os eventos, que incluíram jantares com lideranças políticas, foram amplamente divulgados nas redes sociais e associados à candidatura de Sandro Mabel. A juíza destacou que as reuniões tiveram decoração específica e oferta de alimentos e bebidas, configurando desvio de finalidade.

Eventos com viés eleitoral Segundo a decisão, os encontros foram utilizados para fortalecer a campanha de Mabel, com discursos de apoio proferidos por Caiado. Em uma das declarações, o governador teria dito: “Ao ter o Sandro Mabel na prefeitura, eu tenho acesso para resolver os problemas da minha região.” A Justiça Eleitoral considerou essas falas como evidências do uso político da estrutura governamental.

Denúncia e defesa O processo foi movido por Fred Rodrigues (PL), adversário de Mabel no segundo turno, e recebeu apoio do Ministério Público Eleitoral, que identificou desequilíbrio na disputa. A sentença também revelou a mobilização de servidores públicos, como cozinheiros e seguranças, para organizar os eventos no Palácio das Esmeraldas.

Tanto Caiado quanto Mabel negaram irregularidades. O governador afirmou que os encontros tinham caráter institucional e visavam parabenizar vereadores eleitos. Já Mabel defendeu que não houve uso de recursos públicos em sua campanha.

A decisão impede Caiado de concorrer a cargos públicos por oito anos, dificultando seus planos de disputar a Presidência em 2026. O caso também agrava o distanciamento entre o governador e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoiou Fred Rodrigues nas eleições municipais.

Com informações do jornal O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians