315 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (10) que a hospitalização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não impedirá a aprovação do pacote fiscal pelo Congresso Nacional ainda este ano. Em entrevista em Brasília, Padilha reforçou que o compromisso com a votação das medidas para consolidar o marco fiscal permanece firme.
“O procedimento que Lula passou na madrugada e o fato de estar hospitalizado não impedem que o ritmo e o compromisso de votações no Congresso continuem para que possamos encerrar o ano com as regras do marco fiscal consolidadas”, declarou o ministro.
Lula foi submetido a uma cirurgia em São Paulo para drenagem de um hematoma no crânio, mas está consciente, conversando e se alimentando normalmente, segundo a equipe médica. O presidente deve retornar a Brasília na próxima semana. Antes de ser hospitalizado, Lula reuniu-se com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que reafirmaram o compromisso de aprovar o pacote fiscal ainda este ano.
Padilha informou que a orientação do governo é acelerar a execução das emendas parlamentares para facilitar o ambiente de votação no Congresso. A Advocacia-Geral da União (AGU) deve emitir um parecer com força executória sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou os repasses das emendas com condicionantes, permitindo aos ministérios avançar na execução dos recursos.
O ministro reconheceu que a liberação desses recursos pode melhorar o clima para as votações, especialmente diante de um impasse que ameaça postergar a aprovação do pacote fiscal para 2025. Padilha destacou ainda que Lira e Pacheco se comprometeram a intensificar os esforços, como pautar urgências, realizar sessões diárias na Câmara e acelerar a escolha dos relatores.
Por fim, o ministro descartou qualquer discussão sobre reforma ministerial neste momento. “Não é um tema que está sendo tratado agora”, afirmou Padilha.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.