403 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente turco Tayyip Erdogan anunciou que a Turquia abrirá a passagem de fronteira de Yayladagi para facilitar o retorno seguro e voluntário de milhões de imigrantes sírios que atualmente vivem no país. A decisão foi tomada após a queda do governo de Bashar al-Assad, que fugiu para a Rússia após 13 anos de guerra civil e mais de 50 anos de domínio de sua família sobre a Síria.
Erdogan destacou que a reabertura do portão de Yayladagi, fechado desde 2013 devido aos combates na região, tem como objetivo evitar congestionamentos e organizar o tráfego na área de fronteira. Ele também ressaltou que o retorno dos imigrantes será conduzido de maneira respeitosa e compatível com a hospitalidade turca.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, reiterou que o país trabalhará para garantir que o retorno dos imigrantes sírios seja seguro e voluntário. A Turquia, que abriga cerca de 3 milhões de refugiados sírios, continua sendo o maior anfitrião dessa população deslocada pela guerra civil.
Embora tenha apoiado forças de oposição a Assad no passado, a Turquia negou envolvimento direto na recente ofensiva que derrubou o governo sírio. Erdogan declarou que a nova administração do país deve ser inclusiva e que o futuro da Síria deve ser decidido por seu povo.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.