478 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Brasil decidiu retirar o embaixador André dos Santos e outros funcionários diplomáticos da Síria nesta segunda-feira (9), após a queda do governo do presidente Bashar al-Assad e o agravamento das tensões no país. O corpo diplomático brasileiro foi transferido para Beirute, no Líbano, em uma operação conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores, que seguirá monitorando a situação.
A medida ocorre em meio ao avanço de grupos radicais islâmicos, que assumiram o controle do governo sírio no último domingo (8). O Itamaraty também recomendou que os brasileiros deixem a Síria imediatamente. Estima-se que cerca de 3,5 mil brasileiros vivam no país, muitos dos quais serão orientados a buscar apoio em representações consulares na região.
A retirada reflete a gravidade da situação em Damasco, onde outras embaixadas, como as de Cuba e Itália, também foram evacuadas após incidentes registrados durante o fim de semana. Não é a primeira vez que o Brasil adota tal medida; em 2012, diplomatas também foram transferidos para Beirute devido à insegurança no país.
A crise foi intensificada pela renúncia de Bashar al-Assad, que deixou o poder após 24 anos de governo em meio a uma ofensiva de grupos jihadistas iniciada em 27 de novembro. Segundo a chancelaria russa, Assad negociou sua saída com diferentes partes envolvidas no conflito antes de deixar a Síria, agravando ainda mais a instabilidade no país.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.