528 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A missão russa nas Nações Unidas solicitou uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU para a tarde desta segunda-feira (9), com o objetivo de discutir a situação na Síria após a deposição do presidente Bashar al-Assad. O pedido ocorre em meio à intensificação da crise no país e ao avanço das forças rebeldes.
De acordo com fontes da ONU, Rosemary DiCarlo, subsecretária-geral para Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz, e Jean-Pierre Lacroix, subsecretário-geral para Operações de Paz, foram convidados a participar da reunião como palestrantes.
A ofensiva rebelde, iniciada em 27 de novembro, resultou no controle de cidades estratégicas como Aleppo, Hama e Homs, culminando na captura de Damasco. Assad e sua família buscaram asilo humanitário em Moscou, confirmado pelo Kremlin.
Bases militares russas na Síria foram colocadas em estado de alerta máximo após os recentes eventos. Moscou também pediu a todas as partes envolvidas no conflito que evitem violência e priorizem soluções políticas para estabilizar a região.
A reunião do Conselho de Segurança deve abordar o impacto da ofensiva sobre a missão da Força de Observação do Desengajamento (UNDOF) e buscar alternativas para prevenir uma escalada ainda maior da crise.
Com informações da RIA Novosti
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.