505 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (8) que a Ucrânia está aberta a negociar um acordo de paz com a Rússia e pediu "um cessar-fogo imediato" para evitar a escalada do conflito que já dura quase três anos. Trump fez a declaração em sua conta na Truth Social, ressaltando que "a China pode ajudar" nas negociações entre os dois países.
Segundo Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estaria disposto a "parar a loucura" e encontrar uma solução diplomática para a guerra. O presidente eleito também alertou que, se as hostilidades continuarem, o conflito pode "se transformar em algo muito maior e muito pior", reforçando a urgência de um acordo.
Apesar das declarações de Trump, o governo ucraniano tem reiterado que só aceitará negociações de paz se houver uma retirada total das tropas russas de seu território, incluindo a Crimeia e regiões ocupadas no leste do país.
O conflito, que começou em fevereiro de 2022, deixou milhares de mortos e causou impactos geopolíticos e econômicos profundos. A declaração de Trump marca um possível novo capítulo nas tentativas de resolução do impasse, mas também levanta dúvidas sobre a viabilidade de um acordo que contemple as exigências de ambos os lados.
Com informações da agência TASS
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.